Notícias

Empresas pedem a Trump acesso ao mercado de saúde, teles e etanol do Brasil

No dia 2 de abril, Trump quer inaugurar o que ele chama de "reciprocidade", com taxas sobre países que, supostamente, tratem os produtos americanos injustamente. Num processo de consultas com o setor privado america.

O setor privado americano apresentou uma lista de pedidos ao governo de Donald Trump, indicando barreiras que enfrentam para conseguir acesso ao mercado brasileiro. O documento, obtido pelo UOL, foi submetido ao Escritório de Comércio da Casa Branca (USTR, sigla em inglês) no dia 11 de março, como parte da avaliação da nova administração americana sobre quais tarifas poderá impor sobre seus principais parceiros comerciais e na formulação de uma nova política comercial.

A Câmara de Comércio dos EUA, no documento, deixou explícito que essa guerra comercial não deve ser o caminho adotado por Trump e que retaliações poderiam minar a economia americana. A entidade, que se apresenta como a maior câmara de comércio do mundo e com 3 milhões de associados, também sugere caminhos para uma negociação para a eliminação de tarifas, e não a imposição de novas barreiras.

Para a entidade, os EUA precisam “de mais acordo de abertura de mercados”. A Câmara destaca que há mais de uma década a economia americana não fecha um acordo de livre comércio. Já a UE teria mais de 70 acordos assinados.

O setor privado ainda rejeita a tese de que tarifas devam ser instrumentos de política industrial e alerta que não será por meio de novas taxas que o déficit comercial será resolvido.

Mas, ainda assim, apresenta uma lista de setores que estariam sofrendo dificuldades para ter acesso ao mercado brasileiro.

Tarifas de etanol
De acordo com o setor privado americano, em fevereiro de 2023, a Câmara de Comércio Exterior do Brasil (Camex) restabeleceu uma tarifa de 16% sobre as importações de etanol dos EUA, aumentando-a posteriormente para 18% em 2024.

Rádio Transmitter

Rádio Transmitter

A Rádio Transmitter Web FM nasceu com a missão de levar música, informação e entretenimento de qualidade para você, onde quer que esteja. Com uma programação diversificada, conectamos ouvintes de diferentes estilos e gostos musicais, sempre com conteúdos atualizados e interativos. Sintonize-se conosco e aproveite o melhor da rádio online, 24 horas por dia!

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário